terça-feira, 5 de novembro de 2013

Comédia sobre solidão e paranoia abre leituras dramáticas de novembro no SESC Casa da Gávea

A jornalista e dramaturga Maria Fernanda Gurgel é autora de 12 textos teatrais, mas nunca havia escrito comédia. Seu primeiro texto com esse viés é Noia, que foi apresentado na segunda-feira, 4 de novembro de 2013, no Sesc Casa da Gávea, dentro da série Leituras Dramáticas. “É uma tragicomédia contemporânea, que vai do imaginário ao real e dá oportunidade à platéia de fazer sua própria interpretação”, definiu a autora pouco antes do início do espetáculo.
No palco, quatro personagens se encontram numa praça. Odete (vivida por Nica Bonfim), senhora curiosa com os acontecimentos, senta-se ao lado do jovem e angustiado Fábio (personagem de Tiago Cordeiro), e de Helena (Sônia Tinoco), mulher misteriosa e sedutora. A eles, junta-se Duarte (Leonardo Arena) fascinado com um romance policial que lê. Quando a ficção invade a realidade dos personagens, tudo se precipita. “O desafio de encenar este texto é manter o ritmo, o tempo dos personagens”, comentou o diretor Liu Gouveia, que realizava a segunda leitura, já que a primeira acontecera no projeto Conhecendo a Obra, que ele mantém mensalmente no espaço Rio Previdência Cultural, no bairro da Tijuca.
“A peça é pautada no absurdo, mas não totalmente. É preciso manter o realismo e o clima de fantasia do absurdo. Mas as leituras ajudam nesse processo porque aspectos que não percebíamos no ensaio são evidenciados”, continuou ele. Para Maria Fernanda, que já adaptou o clássico da Disney A Dama e o Vagabundo, e fez longas temporadas com seus textos Entre Mexas e Reflexos (que teve direção de Miriam Pérsia) e Sempre Vale a Pena (série de esquetes sobre situações amorosas) o importante é expor a loucura e a fragilidade das personagens. “E também sua solidão, origem de tudo”, contou ela.
Tanto Maria Fernanda quanto Liu Gouveia e o elenco já estiveram nas Leituras Dramáticas e os dois achavam importante participar do projeto. “É a primeira vez que lemos um texto aqui e o debate com o público é muito bom para o amadurecimento do espetáculo”, disse Maria Fernanda. “E a reação do público nos permite aprimorar a carpintaria teatral”, completou Liu Gouveia. O plano dele é encenar Noia em temporada regular em 2014. Eles contam ainda com Diego Santana na luz.
O diretor Liu Gouveia e a autora Maria Fernanda Gurgel (em pé) com o elenco de Nóia

Vários espetáculos começaram carreira nas Leituras Dramáticas do Sesc Casa da Gávea. Em mais de duas décadas da Instituição fundada em março de 1992, quase 1.000 textos foram lidos, entre clássicos do teatro universal (como Shakespeare e Tennesee Willians) ou brasileiro (como Nelson Rodrigues e Gianfracesco Guarnieri) e textos de autores iniciantes ou já experientes, como é o caso de Maria Fernanda Gurgel.

Texto e fotos: Beatriz Coelho Silva

Fonte: http://www.casadagavea.org.br/2013/11/comedia-sobre-solidao-e-paranoia-abre-leituras-dramaticas-de-novembro/?fb_comment_id=fbc_550968284992581_3212660_551125044976905#fb78a841