quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Nem Sempre É o que lhe Parece

O ator Silvio Fróes completa 50 anos de carreira com esta peça de sua autoria e convidou a atriz Selma Lopes 
que faz 70 anos de carreira para dividir o palco com ele.

Estreia dia 12 de Agosto a comédia “Nem Sempre É o que lhe Parece”, texto inédito de Sílvio Fróes, que também atua no espetáculo. A peça ficará em cartaz durante dois meses, até o dia 02 de outubro, no Centro Cultural Dejair Cardoso, na Glória. Silvio Fróes escreveu esta comédia para comemorar seus cinquenta anos de carreia e convidou a atriz Selma Lopes, que está comemorando setenta anos de carreia com este espetáculo, para dividir o palco com ele. 

A peça conta a história de Durvalzinho, um jovem do interior que vem tentar a vida na cidade grande e recebe ajuda de um coroa gay solitário e uma senhora viúva que adora homens mais jovens. No elenco estão Selma Lopes, Sílvio Fróes e Último de Carvalho. O espetáculo tem direção de Marilene Calheiros, convidada pelo autor Sílvio Fróes, e que pela primeira vez dirige atores com um vasto currículo no teatro como Selma Lopes e o próprio autor.

SINOPSE:
“Nem Sempre É o que lhe Parece” é uma comédia de autoria de Sílvio Fróes, que atua no espetáculo. A peça se passa em dois ambientes e conta a história de Durvalzinho, um jovem inocente do interior que vem tentar a sorte na cidade grande. Ele é recebido na cidade por Hermógenes, o Gegê, primo distante de seu pai, que lhe arranja um lugar para ficar. Gegê é um coroa solitário, de classe média e que esconde de todos sua real orientação sexual. Ao chegar, o jovem também recebe a ajuda de Clotilde, viúva do irmão de Gegê. Clô, como é chamada, é uma senhora com boas condições financeiras, antenada no mundo atual e que não esconde seu apreço por homens mais jovens. A peça tem como mote principal a busca de Durvalzinho para se integrar no ambiente e sua interação com Gegê e Clô, que se mostram mais interessados nele do que o normal. Para contar essa história, além do cenário em dois ambientes, a peça também contará com gravações externas em telão, que serão apresentadas ao público durante o espetáculo.
ELENCO:
Selma Lopes como Clotilde, a Clô. A atriz, que comemora 70 anos de carreira, fez inúmeras peças no teatro, das quais se destacam “Gota d’Água” de Chico Buarque e Paulo Pontes, com Bibi Ferreira no papel principal; “Por Falta de Roupa Nova, Passei o Ferro na Velha”, estrelada por Henriqueta Brieba e com a qual viajou o país por mais de dez anos; “Cafona Sim, E Daí?”, “O Peru”, “Vestido de Noiva”, “As Filhas da Mãe” e “Roque Santeiro” na qual foi dirigida por Bibi Ferreira. Apareceu nas novelas “Dancin’ Days” de Gilberto Braga, “Uma Rosa com Amor”, “Bang Bang”, “Cama de Gato” e programas humorísticos como “Zorra Total”, “Os Trapalhões” e “A Diarista”.  Além disso, se destaca também como uma das mais importantes dubladoras do país, sendo a voz da Marge Simpson no desenho “Os Simpsons” e da atriz Whoopi Goldberg, em filmes como “Ghost – Do Outro Lado da Vida”, entre outros trabalhos. Hoje, Selma atua como professora nos cursos de preparação para dubladores oferecidos pela Oficina de Atores e Som de Vera Cruz, além de continuar seu trabalho como dubladora da Marge Simpson.

Sílvio Fróes como Hermógenes, o Gegê. O ator e autor, comemora 50 anos de carreira, atuando em uma de suas obras e dividindo novamente o palco com Selma Lopes, com quem já encenou a peça “As Filhas da Mãe”. Atuou na peça “Hair”, dirigida por Antonio Abujamra e em vários espetáculos da companhia teatral de Luiz Mendonça como “As Incenlenças”, “Viva o Cordão Encarnado”, “Canção de Fogo”, “O Bom Burguês”, “Rio de Cabo a Rabo” e “A Chegada de Lampião ao Inferno”, neste último, dividindo o palco com o famoso Madame Satã. Na TV Globo, participou das novelas “Dancin’ Days” e “Duas Vidas”. Sílvio Fróes continua na ativa, hoje como professor e coordenador do curso de teatro para iniciantes da Oficina de Atores, além de dirigir e produzir todas as produções realizadas pelos alunos da Oficina.
Último de Carvalho como Durvalzinho. Último trabalha com teatro desde 1998 e já atuou em mais de quarenta peças pelo Brasil, dentre as quais podemos destacar “A Árvore dos Mamulengos” em 2009, com direção de Simone Kalil, e que lhe rendeu o prêmio de melhor ator no Festival de Teatro de Patos de Minas; “Antígona” em 2011, que lhe rendeu o destaque de ator no Festival de Teatro do CCBB e “Dois Perdidos numa Noite Suja”, em 2012, com direção de Gabriel Gracindo; além de diversos trabalhos que fez com a companhia de teatro popular “Teatro de Roda” de Mariozinho Teles, de 2010 a 2014, como “Romeu e Julieta”, “o Belo Rei” e “Samba Lelê”, entre outros. Além de ator, Último trabalha como dublador e hoje, é assistente nos cursos de preparação de dubladores ministrados por Selma Lopes.

DIREÇÃO:

Marilene Calheiros dirige o espetáculo. Marilene, que é atriz e diretora, participou de vários espetáculos com o grupo GRITE/CORPO VIVO como “Atchung” de Ademar Nunes, “O Encoberto” de Natália Correa, “A Dama de Copas e o Rei de Cuba” de Timochenco Wehbi, “A Viagem do Barquinho” de Sylvia Orthof e criações do próprio grupo como “Medidas Desiguais” e “Em Busca do Tesouro”, este último sendo indicado ao prêmio Mambembe de ‘Autor Nacional de Teatro Infantil’. Ela dirigiu peças do Grupo de Teatro Tupeniquim como “Veríssimas”, “Adão e Eva entre o Inferno e o Paraíso” e “A Resistência”. Após o convite do autor Sílvio Fróes, Marilene dirigirá pela primeira vez em sua carreira, atores com um vasto currículo no teatro como Selma Lopes e o próprio autor.

FICHA TÉCNICA:
Texto: Sílvio Fróes
Direção: Marilene Calheiros
Luz e Som: Humberto 
Cenário e Figurino: Sílvio Fróes e Marilene Calheiros
Fotos: Lucas Andrade e Consuelo Gonzalez
Produção: Daniele Gomes 
Assessoria de Imprensa: Maria Fernanda Gurgel


SERVIÇO: “NEM SEMPRE É O QUE LHE PARECE”
TEXTO: Sílvio Fróes
DIREÇÃO: Marilene Calheiros
PRODUÇÃO: Daniele Gomes 
A peça ficará em cartaz do dia 12 de agosto de 2016 até 02 de outubro de 2016.
Todas as sextas e sábados às 20h e domingos às 19h
Ingressos: Inteira - R$ 60,00 - Meia: R$ 30,00
Local: Centro Cultural Dejair Cardoso
Avenida Augusto Severo, 176 – Glória
Telefone para reservas: (21) 98739-8547
Duração da peça: 75 minutos
Capacidade do teatro: 70 lugares
Classificação etária: 14 anos