quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Nem Sempre É o que lhe Parece

O ator Silvio Fróes completa 50 anos de carreira com esta peça de sua autoria e convidou a atriz Selma Lopes 
que faz 70 anos de carreira para dividir o palco com ele.

Estreia dia 12 de Agosto a comédia “Nem Sempre É o que lhe Parece”, texto inédito de Sílvio Fróes, que também atua no espetáculo. A peça ficará em cartaz durante dois meses, até o dia 02 de outubro, no Centro Cultural Dejair Cardoso, na Glória. Silvio Fróes escreveu esta comédia para comemorar seus cinquenta anos de carreia e convidou a atriz Selma Lopes, que está comemorando setenta anos de carreia com este espetáculo, para dividir o palco com ele. 

A peça conta a história de Durvalzinho, um jovem do interior que vem tentar a vida na cidade grande e recebe ajuda de um coroa gay solitário e uma senhora viúva que adora homens mais jovens. No elenco estão Selma Lopes, Sílvio Fróes e Último de Carvalho. O espetáculo tem direção de Marilene Calheiros, convidada pelo autor Sílvio Fróes, e que pela primeira vez dirige atores com um vasto currículo no teatro como Selma Lopes e o próprio autor.

SINOPSE:
“Nem Sempre É o que lhe Parece” é uma comédia de autoria de Sílvio Fróes, que atua no espetáculo. A peça se passa em dois ambientes e conta a história de Durvalzinho, um jovem inocente do interior que vem tentar a sorte na cidade grande. Ele é recebido na cidade por Hermógenes, o Gegê, primo distante de seu pai, que lhe arranja um lugar para ficar. Gegê é um coroa solitário, de classe média e que esconde de todos sua real orientação sexual. Ao chegar, o jovem também recebe a ajuda de Clotilde, viúva do irmão de Gegê. Clô, como é chamada, é uma senhora com boas condições financeiras, antenada no mundo atual e que não esconde seu apreço por homens mais jovens. A peça tem como mote principal a busca de Durvalzinho para se integrar no ambiente e sua interação com Gegê e Clô, que se mostram mais interessados nele do que o normal. Para contar essa história, além do cenário em dois ambientes, a peça também contará com gravações externas em telão, que serão apresentadas ao público durante o espetáculo.
ELENCO:
Selma Lopes como Clotilde, a Clô. A atriz, que comemora 70 anos de carreira, fez inúmeras peças no teatro, das quais se destacam “Gota d’Água” de Chico Buarque e Paulo Pontes, com Bibi Ferreira no papel principal; “Por Falta de Roupa Nova, Passei o Ferro na Velha”, estrelada por Henriqueta Brieba e com a qual viajou o país por mais de dez anos; “Cafona Sim, E Daí?”, “O Peru”, “Vestido de Noiva”, “As Filhas da Mãe” e “Roque Santeiro” na qual foi dirigida por Bibi Ferreira. Apareceu nas novelas “Dancin’ Days” de Gilberto Braga, “Uma Rosa com Amor”, “Bang Bang”, “Cama de Gato” e programas humorísticos como “Zorra Total”, “Os Trapalhões” e “A Diarista”.  Além disso, se destaca também como uma das mais importantes dubladoras do país, sendo a voz da Marge Simpson no desenho “Os Simpsons” e da atriz Whoopi Goldberg, em filmes como “Ghost – Do Outro Lado da Vida”, entre outros trabalhos. Hoje, Selma atua como professora nos cursos de preparação para dubladores oferecidos pela Oficina de Atores e Som de Vera Cruz, além de continuar seu trabalho como dubladora da Marge Simpson.

Sílvio Fróes como Hermógenes, o Gegê. O ator e autor, comemora 50 anos de carreira, atuando em uma de suas obras e dividindo novamente o palco com Selma Lopes, com quem já encenou a peça “As Filhas da Mãe”. Atuou na peça “Hair”, dirigida por Antonio Abujamra e em vários espetáculos da companhia teatral de Luiz Mendonça como “As Incenlenças”, “Viva o Cordão Encarnado”, “Canção de Fogo”, “O Bom Burguês”, “Rio de Cabo a Rabo” e “A Chegada de Lampião ao Inferno”, neste último, dividindo o palco com o famoso Madame Satã. Na TV Globo, participou das novelas “Dancin’ Days” e “Duas Vidas”. Sílvio Fróes continua na ativa, hoje como professor e coordenador do curso de teatro para iniciantes da Oficina de Atores, além de dirigir e produzir todas as produções realizadas pelos alunos da Oficina.
Último de Carvalho como Durvalzinho. Último trabalha com teatro desde 1998 e já atuou em mais de quarenta peças pelo Brasil, dentre as quais podemos destacar “A Árvore dos Mamulengos” em 2009, com direção de Simone Kalil, e que lhe rendeu o prêmio de melhor ator no Festival de Teatro de Patos de Minas; “Antígona” em 2011, que lhe rendeu o destaque de ator no Festival de Teatro do CCBB e “Dois Perdidos numa Noite Suja”, em 2012, com direção de Gabriel Gracindo; além de diversos trabalhos que fez com a companhia de teatro popular “Teatro de Roda” de Mariozinho Teles, de 2010 a 2014, como “Romeu e Julieta”, “o Belo Rei” e “Samba Lelê”, entre outros. Além de ator, Último trabalha como dublador e hoje, é assistente nos cursos de preparação de dubladores ministrados por Selma Lopes.

DIREÇÃO:

Marilene Calheiros dirige o espetáculo. Marilene, que é atriz e diretora, participou de vários espetáculos com o grupo GRITE/CORPO VIVO como “Atchung” de Ademar Nunes, “O Encoberto” de Natália Correa, “A Dama de Copas e o Rei de Cuba” de Timochenco Wehbi, “A Viagem do Barquinho” de Sylvia Orthof e criações do próprio grupo como “Medidas Desiguais” e “Em Busca do Tesouro”, este último sendo indicado ao prêmio Mambembe de ‘Autor Nacional de Teatro Infantil’. Ela dirigiu peças do Grupo de Teatro Tupeniquim como “Veríssimas”, “Adão e Eva entre o Inferno e o Paraíso” e “A Resistência”. Após o convite do autor Sílvio Fróes, Marilene dirigirá pela primeira vez em sua carreira, atores com um vasto currículo no teatro como Selma Lopes e o próprio autor.

FICHA TÉCNICA:
Texto: Sílvio Fróes
Direção: Marilene Calheiros
Luz e Som: Humberto 
Cenário e Figurino: Sílvio Fróes e Marilene Calheiros
Fotos: Lucas Andrade e Consuelo Gonzalez
Produção: Daniele Gomes 
Assessoria de Imprensa: Maria Fernanda Gurgel


SERVIÇO: “NEM SEMPRE É O QUE LHE PARECE”
TEXTO: Sílvio Fróes
DIREÇÃO: Marilene Calheiros
PRODUÇÃO: Daniele Gomes 
A peça ficará em cartaz do dia 12 de agosto de 2016 até 02 de outubro de 2016.
Todas as sextas e sábados às 20h e domingos às 19h
Ingressos: Inteira - R$ 60,00 - Meia: R$ 30,00
Local: Centro Cultural Dejair Cardoso
Avenida Augusto Severo, 176 – Glória
Telefone para reservas: (21) 98739-8547
Duração da peça: 75 minutos
Capacidade do teatro: 70 lugares
Classificação etária: 14 anos

Em Nome do Filho - Terceira Temporada

 “Em nome do filho”, um texto inédito de Dolores DelRio vai para a sua terceira temporada este ano com casas lotadas. O espetáculo estreou dia 08 de janeiro, no Centro Cultural Dejair Cardoso, na Glória, ficando dois meses em cartaz. No dia 14 de maio reestreou no espaço Cultural Correia lima, no Catete, até 18 de junho, e agora, vai para Copacabana, no dia 22 de julho, até final de agosto, no teatro Princesa Isabel. em Copacabana. 
O elenco é todo masculino, e conta com oito atores / dançarinos. Nessa nova temporada, o ator Jeferson Kim que participou recentemente da novela “A regra do Jogo”, está no elenco. Quem assina a direção é o ator e diretor Marco Miranda, que tem um vasto currículo nos palcos brasileiros e na TV Globo e já ganhou vários prêmios. “Em Nome do Filho” é uma peça que retrata o cotidiano de uma sauna gay decadente. É uma comédia de erros, encontros e desencontros, onde Liuba, o dono da sauna, reencontra seu filho depois de anos, como garoto de programa. O espetáculo também apresenta performances musicais, cômicas e sensuais.