Peça de Teatro



VOCÊ TEM MEDO DE SE RELACIONAR?

UMA COMÉDIA DE RELACIONAMENTOS

A peça Sempre Vale a Pena, uma comédia de relacionamentos, de Maria Fernanda Gurgel, tem sua estréia marcada para o dia 12 de outubro, no teatro Ipanema, às 18 horas, com direção de Márcio Vieira. No elenco, estão Ângela Britto, Carla Pompilio, Windemberg Melo e Flávio Carriço.

Sempre Vale a Pena faz parte do projeto Teatro Depois da Praia, que está inaugurando um novo horário alternativo, no teatro Ipanema, todos os domingos, às 18 horas.

Composta de cinco esquetes que tratam dos mais diversos relacionamentos — entre casais, vizinhos, pai de santo e sua cliente, amigos, psicanalista e paciente —, a peça abre um leque sobre o tema em questão. Com esquetes divertidos, Sempre Vale a Pena busca cumprir a finalidade de fazer as pessoas pensarem em todos os tipos de relacionamentos possíveis e no fato de que SEMPRE VALE A PENA envolver-se neles.

Certamente, existem pessoas que temem qualquer relação, seja afetiva, familiar, profissional ou social. Às vezes, realmente dá medo mergulhar de cabeça em um relacionamento ou mesmo cogitar a hipótese de se começar um. Há pessoas que dizem que se bastam sozinhas. Contudo, sempre interagem no dia-a-dia, apesar de superficialmente. Outras dizem que não têm tempo para isso. Enfim, por mais complicados que sejam os relacionamentos, por mais loucos que sejam, SEMPRE VALE A PENA tentar. Esta é a mensagem central da peça, pois ninguém vive só e todo mundo tem muito a aprender com qualquer que seja a convivência.

E é de maneira muito bem-humorada que este roteiro vem mostrar que se relacionar SEMPRE VALE A PENA.





Esquete 1 — A REVELAÇÃO — Mulher organiza jantar para conquistar paixão da juventude.

O primeiro esquete gira em torno de dois grandes amigos que se conhecem há mais de 25 anos. Ele, garanhão de Ipanema, playboy riquinho, solteirão convicto, costumava levar todas as mulheres para a cama, menos ela, Sabrina, a melhor amiga. O corre-corre da vida fez os dois se afastarem. Ele se tornou um ginecologista famoso e foi trabalhar em Nova York. Depois de dez anos, volta ao Brasil e encontra Sabrina. Ela organiza jantar para tentar seduzi-lo, mas uma revelação muda o rumo da história.




Esquete 2 — O RONCO — Distúrbios e manias de um casal são superados pelo desejo e pelo amor.


O marido, tranqüilo, light; a mulher, maníaca por limpeza. Ele ronca, o que a deixa desesperada. Acorda com o próprio ronco e acha que foi ela que o acordou. Obsessiva por limpeza, ela o obriga a tirar os sapatos em casa, principalmente, no quarto. Vive passando álcool no chão para desinfetar, pois acredita que a sola dos sapatos carrega energia ruim e também bactérias da rua. Ela nunca dorme por causa dos roncos dele. A mania de Solange a leva muitas vezes à loucura.




Esquete 3 — DISCUTINDO A RELAÇÃO — Eles e elas ou elas e eles?


Neste esquete, o universo de homens e mulheres é passado a limpo em abordagens onde o relacionamento é retratado nos mínimos detalhes.




Esquete 4 — MANDINGA TROCADA — A insegurança levando amigos de mundos diferentes a buscar algo além do necessário para ser feliz.


Uma socialite, moradora da Vieira Souto, tem, há 20 anos, um amigo que é pai-de-santo. Não faz nada sem consultá-lo, no entanto, não quer que ninguém saiba disso. Este quadro mostra o preconceito de uma socialite gerando a dificuldade de relacionamento com o grande amigo pai-de-santo de sua confiança. É uma relação confusa de amor e loucura, envolvendo dois mundos totalmente diferentes.




Esquete 5 — MUDANDO PARA IPANEMA — Viúva se reinventa causando confusão na vizinhança e vê antigo sonho voltar ao ponto de partida.


A autora brinca com este esquete. Uma senhora, em seus 78 anos, morou a vida toda na Tijuca, mas tem o grande sonho de viver em Ipanema. Quando o marido morre, muda-se para lá. Viúva de militar, aluga um bom apartamento na Joana Angélica. Assim que se muda, apresenta-se ao vizinho de porta, um homem de 47 anos. A partir daí, ela transforma a vida dele num pandemônio, não respeitando sua conduta nem sua privacidade. Consegue afastá-lo das namoradas e dos amigos, estabelecendo um relacionamento complicado entre vizinhos.



Elenco
Ângela Britto
Carla Pompilio
Windemberg Melo
Flávio Carriço

Ficha técnica
        
Autora:
Maria Fernanda Gurgel

Direção: Márcio Vieira

Cenografia: Derô
Figurino: Jerry Fernando
Iluminação: Jorge Raibot
Produção executiva: Maria Fernanda Gurgel
Assessoria de imprensa: Maria Fernanda Gurgel

SERVIÇO
Teatro Ipanema – estréia 12 de outubro a 30 de novembro de 2008
Horário: 18 horas (todos os domingos)
Endereço: Rua Prudente de Moraes, 824 – Ipanema
Tel.: 2523-9794
Capacidade do teatro: 250 lugares
Censura: 14 anos
PROJETO TEATRO DEPOIS DA PRAIA

2a TEMPORADA – Teatro Ipanema
De 19 de março à 21 de maio, todas as 5as feiras, às 21 horas.

ASSESSORA DE IMPRENSA
Maria Fernanda Gurgel